O que é a FCAP?


⦁ O que é a FCAP?



No mundo, a tríade Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) se faz presente nas nações que identificam a necessidade de que para serem de primeiro mundo, a população deve aumentar o seu conhecimento em C&T, com o propósito de formação de uma sociedade que participa na tomada de decisões de forma democrática.

No contexto educacional, como um dos resultados deste movimento, tem-se as Feiras e Mostras de Ciências, as quais apresentam trabalhos que são resultados de pesquisas desenvolvidas por estudantes e professores no ambiente escolar.

A partir de uma problemática local é possível desenvolver a formação de cidadãos responsáveis, críticos e ativos na sociedade. Além disso, destaca-se que o conhecimento científico desempenha um papel prioritário na formação das pessoas, pois elas compreendem que:

• É preciso lidar com problemas reais, que são explorados na própria comunidade com possibilidades de melhorias no ambiente em que se vive;

• O uso consciente da ciência e tecnologia deve ser analisada de forma ética que beneficia a sociedade;

• É necessário enfatizar a prática para se chegar na teoria;

• A Ciência e a Tecnologia possuem avanços e limitações que são identificadas a longo prazo e ambas podem melhorar a qualidade de vida da sociedade; dentre outros.

Assim, as Feiras de Ciências apresentam os resultados de pesquisa destes estudantes que buscam respostas paras os problemas existentes na sua comunidade, se tornando uma pessoa ativa durante a construção do seu conhecimento. Além de possibilitar que ao divulgar o seu trabalho, ele possa dialogar com outros participantes, amadurecendo o seu trabalho e desenvolvendo seu espírito científico. Desta forma, é possível também participar de outros eventos, conquistando assim novos espaços na comunidade científica.

Conectada com essas ideias, surge a Feira de Ciências do Agreste Pernambucano (FCAP) que busca promover o desenvolvimento de jovens cientistas, através da divulgação dos trabalhos científicos investigativos. De forma consciente, é possível fazer com que estes jovens compreendam o caráter transformador de que se fazer ciência no Brasil é possível, e que isto tem um impacto direto na sociedade em que vivemos.

Bem vindos a Feira de Ciências do Agreste Pernambucano!




CONTAGEM REGRESSIVA


00

Dias


00

Horas


00

Minutos


00

Segundos



REALIZAÇÃO