Dúvidas


Dúvidas



Os estudantes participantes precisam ter identidade e CPF?

Sim, pois caso o trabalho seja selecionado para receber a bolsa de iniciação científica Jr, será necessária a inclusão dos dados pessoais do estudante.



Preciso pagar para participar do evento?

Não. A participação na FCAP é gratuita e todos os estudantes, professores orientadores e avaliadores recebem certificado.



Quantos estudantes podem se inscrever no projeto?

Podem se inscrever de 2 a 3 estudantes por projeto, mas caso seja o projeto vencedor, apenas um destes estudantes, deve ser beneficiado com a bolsa de PIBIC-Jr, caso se enquadre nas regras de recebimento.



As bolsas de Iniciação científica Júnior são válidas para qualquer estudante?

Não. Segundo as normas da CNPq, as bolsas de PIBIC-Jr são concedidas apenas para escolas de nível médio, públicas do ensino regular, escolas militares, escolas técnicas, ou escolas privadas de aplicação. Para maiores informações, acesse: http://cnpq.br/pibic-ensino-medio/



Estou na Graduação, posso participar?

Não. Os trabalhos apresentados na Feira de Ciências do Agreste Pernambucano são desenvolvidos por estudantes do ensino médio, técnico e fundamental II das escolas de Educação básica e técnica do país.



Meu projeto está incompleto posso me inscrever?

Pode. Mas, recomendamos que você possa aprimorar este trabalho apresentando informações relevantes, incluindo as perspectivas referentes ao desenvolvimento dele.



Estou sem ideias para desenvolver o projeto, mas gostaria de participar. O que fazer?

Recomendamos que você acesse o Instagram e página do Facebook da Feira de Ciências do Agreste Pernambucano, neles postamos com frequência, ideias que você pode desenvolver mesmo de forma remota com seus colegas e orientador.



Meu projeto ainda não está pronto, posso me inscrever mesmo assim?

Sim, projetos em andamento e concluídos podem participar. Você ainda receberá sugestões dos avaliadores para aprimorar seu projeto!



Quais são os critérios de avaliação do projeto?

De modo geral, os estudantes são avaliados por no mínimo, dois avaliadores, podendo chegar a três quatro, mediante a necessidade identificada pela comissão avaliadora. São identificadas as atitudes; habilidades; especificidades que envolvem a criatividade e o caráter inovador do projeto, a sua relevância, e aplicação na sociedade. Além disto, também são levadas em consideração o desenvolvimento da pesquisa apresentada no diário de bordo, o vídeo e a comunicação oral dos participantes de todo o grupo.



O professor orientador pode falar durante a apresentação e o vídeo?

Não. Apenas os estudantes participantes podem realizar a arguição durante a apresentação do projeto.



Posso me inscrever em mais de um projeto?

Não. O estudante só pode se inscrever em um único projeto.



O professor pode ser orientador de mais de um projeto?

Sim. É possível que o professor possa orientar mais de um projeto, em diferentes níveis e turmas.



Estou com dúvida em relação a área de inscrição do projeto, como devo proceder?

Para fins de avaliação, é necessária a escolha apenas de uma categoria. Assim, é preciso identificar qual área mais relevante está presente em seu trabalho, mesmo que nos projetos científicos se apresentem mais de uma área. Identifique qual área será mais adequada para julgar o projeto, qual é a ênfase dele e qual a sua característica é a mais inovadora, única ou importante.



Quais termos e autorizações preciso providenciar?

No ato da inscrição, deve-se enviar apenas o resumo do projeto. Os finalistas devem providenciar autorização de imagem, termo de compromisso e o vídeo. Caso necessário, também devem enviar formulários referentes aos projetos de pesquisa que atestem a sua viabilidade de execução.



Como funciona a votação popular?

A partir da divulgação oficial dos projetos finalistas, o vídeo e o resumo de cada projeto serão divulgados na página do Facebook oficial da FCAP, e o trabalho mais ‘curtido’ será o ganhador desta premiação. O prêmio desta categoria está em fase de negociação com os parceiros.



Premiação em feiras afiliadas, quais os critérios de seleção?

Todos os projetos são avaliados de forma equivalente, e os credenciamentos disponibilizados pela FCAP ocorrem mediante a oferta disponibilizada pelas próprias feiras. Por exemplo: só é possível disponibilizar duas vagas para a Ciência Jovem, porque é o quantitativo oferecido pelo evento a FCAP. Esses credenciamentos não precisam passar pela aprovação da feira afiliada, devido a parceria realizada entre ambas as organizações.

Dúvidas estruturadas a partir dos sites da FEBRACE, FBJC, MOSTRATEC.


CONTAGEM REGRESSIVA


00

Dias


00

Horas


00

Minutos


00

Segundos



REALIZAÇÃO